Como escrever sinopses de livros – Sinopse e resumo – Qual é a difereça?

Este artigo é para te ensinar como escrever sinopses de livros para apresentar como trabalho de escola ou publicar artigos em seu blog sobre dicas de livros. As sinopses ajudam ao leitor a entender algo mais que está na capa do livro. Tais como a história, o estilo de narrativa e muitas vezes o desfecho do livro.

Antes de prosseguir nesse assunto, vamos primeiro definir conforme os dicionários ensinam:

O que é sinopse?

Vejamos.

O dicionário Dicio que temos instalado no artigo Dicionário Online da Língua Portuguesa informa o seguinte:

Sinopse – Substantivo feminino – Síntese generalista sobre uma ciência em específico, um objeto de estudo ou de pesquisa. Resumo, relato breve.

O Dicionário Aurélio é mais amplo ao nos ensinar:

Sinopse – Substantivo feminino

1. Golpe de vista lançado sobre uma ciência, um objeto de estudo ou pesquisa.

2. Narração breve, resumo, sumário, epítome.

Podemos escrever a sinopse de um filme, de uma peça teatral, de um livro, de um trabalho escolar.

3. Apresentação concisa do conteúdo de um artigo, comunicação científico, etc., redigida pelo autor ou por um redator da revista onde sai o trabalho, e que, usualmente posta entre o título e o texto, permite ao leitor se convém ou não a leitura integral.

Dá para alguém perguntar:

Sinopse é resumo?

A resposta é: Sinopse não é um resumo.

O resumo é um texto sintético da história. Aqui entendemos que o resumo tem começo, meio e fim. Por exemplo, alguém conta um filme a outra pessoa de maneira tal que ela fica sabendo a história inteirinha, sem necessidade de assistir ao filme.

Já a sinopse mostra pontos, locais ou trechos interessantes do filme, de modo que a pessoa fique louca para ver o filme logo. Assim a sinopse tem a intenção de convidar o leitor a ler a obra seja ela qual for.

Seria como dizer que o autor da sinopse escreve maravilhas do conto, livro ou filme, sem revelar o conteúdo completo. Isto é, a pessoa fica sem saber o andamento da historia e também o desfecho.

Por exemplo, vemos diariamente na televisão as emissores mostrando trechos que consideram de efeito das novelas que vão mostrar esta noite, amanhã ou na semana que vem. A pessoa vê essas cenas (geralmente de impacto) e desmarca até um jantar interessante para ficar em casa e ver a novela.

Quanto ao livro, então, a pessoa fica louquinha para comprar, pedir emprestado, ler. Enfim, a sinopse que escrevemos em artigos de nossos blogs seria como uma propaganda escrita da obra que conhecemos e queremos compartilhar com nossos leitores. Tanto que dificilmente alguém publica sinopse daquilo que não gosta. Concorda?

Como escrever a sinopse de um conto:

O conto é uma história curta, fácil de ler e fácil de entender. Se bem que alguns têm o desfecho um tanto nublado e necessita de mas de uma leitura para entender a história ou aquilo que o autor quer realmente transmitir ao leitor.

  • Escreva um resumo do conto. Nesse caso você vai escrever como se estivesse contando realmente a história a alguém. Ou se alguém estivesse contando a história a você.
  • Destaque os trechos que chamam a atenção do leitor.
  • Aponte os pontos altos do livro. O desfecho da história.
  • Escreva a sinopse por fim usando palavras diferentes das que o autor escrever, senão alguém terá a ideia de que você copiou.

Exemplo de sinopse

Como exemplo vou deixar aqui a sinopse do livro:

A Campainha Luminosa

O livro A Campainha Luminosa conta a história de meninos e meninas que saem pelas ruas apertando a campainha da casa dos outros.

Eles apertam a campainha e correm, antes que venha alguém para os atender.

Alguns deles querendo se divertir mais ainda colocam um palito de fósforo entre a tecla e o espelho, de modo que a campainha fique disparada e irritando assim ainda mais o dono da casa.

Só que um dia Alex e Augusto, personagens principais da história, têm uma surpresa. E descobrem que caíram numa armadilha criada por seres extraterrestres.

Eles não sabiam disso, mas ao apertar a campainha eles eram transportados para um lugar distante do espaço. Ao apertarem a campainha eles tinham acesso a outra dimensão.

Os dois descobrem que outras crianças estão presas em jaulas. Como toda história inventada tem heróis, eles se tornam os heróis dessa história eletrizante.

Ficou interessado em saber mais desse livro?

Então visite a página do livro A Campainha Luminosa na Amazon.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Termos pesquisados na internet:

  • cite exemplos de sinopse e sintese (1)
  • Exemplos de sinopse para livro (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

CommentLuv badge