SEOQuake Google Chrome Monitorar Blogs

SEOquake Extensão Google Chrome ou Mozilla Firefox

SEOquake é uma extensão para alguns navegadores da internet que fornece dados reais do site que você visita. Note que SEOQuake não é um plugin, mas sim uma extensão do navegador. Portanto, só aparece no navegador em que foi instalado, deixando livre os demais.

Você pode instalá-lo em um ou dois dos navegadores que mais usa. Nós instalamos no Google Chrome e no Mozilla Firefox. Estudamos o funcionamento do SEOQuake nesses dois browser e gostamos muito dos resultados encontrados. Afinal, aprender mais técnicas de SEO é fundamental a todos os blogueiros que desejam se destacar na blogosfera.

No navegador Google Chrome ele apresenta o resultado do PageRank do blog ou site e o número que representa o Rank no Alexa. Esse resultado aparece num pequeno botão, ao lado diteiro do rodapé da página que você visita.

Já no navegador Mozilla Firefox ele se mostra resultado mais completo. Pois ele apresenta, nesse navegador uma lista com informações interessantes do site.

No Firefox, além do PageRank e do rank no Alexa, SEOquake mostra informações como:

  • Páginas que aparecem nos buscadores:
  • Google
  • Bing
  • Facebook
  • Twitter
  • Whois

E muitas outras informações.

Como instalar a extensão SEOquake

1. No Mozilla Firefox

Entre no navegador Firefox e procure pelo website SEOquake.

Ou digite a URL no navegador:

http://www.seoquake.com/

O primeiro (botão) laranja que aparece mostra a opção de instalar no navegador que você está. Outros navegadores aparecem logo embaixo.

Clique em Install SEOQuake.

A partir daí, siga as orientações do Firefox.

Caso surja uma mensagem de alerta, clique em Continuar.

Ao término da instalação, surge a mensagem de Reiniciar o navegador.

Feche as páginas que está utilizando e reinicie. Ou então, marque para Reiniciar depois. Nesse caso, ele instalará os complementos quando você fechar o navegador, e você os verá quando o reabrir, mais tarde.

No browser Firefox o plugin SEOQuake mostra uma lista de opções no topo do navegador, com informações sobre o site que você visita. Veja a imagem abaixo:

adicionar-plugin-wordpress-seoquake-navegador-firefox

As opções que mais usamos mais no Firefox são as que mostram o Twitter e a External Links (Links Externos). Ah, também o Whois, que mostra os dados dos proprietários de sites. O valor do site. PageRank e muito mais.

SE você clicar no botão External Links será levado a uma página com dezenas de links externos que trazem visitas ao site que está na tela do seu monitor. Por meio dessa ferramenta você consegue descobrir os links desses sites e comentar neles, caso se interesse, a fim de aumentar backlinks de seu blog ou site. Considere ler nosso artigo Como descobrir backlinks de blogs ou sites para saber a utilidade de se conhecer essa estratégia.

2. Como instalar SEOquake no Google Chrome

Proceda da maneira como no passo 1.

Ou seja, abra o navegador Google Chrome e procure o website SEOquake.

Clique em InstallSEOquake.

E siga as orientações do navegador.

Do mesmo modo, instale, se quiser, nos demais navegadores da lista.

Nós instalamos apenas nos dois primeiros.

Veja como o pequeno botão do plugin SEOquake aparece no rodapé direito do navegador Google Chrome:

instalar-plugin-seoquake-mostrar-pagerang-sites-visitados

Esse botão pode ser removido do site que você visita, clicando no símbolo em forma de “xis”.

No browser Google Chrome, além de criar esse botão no rodapé, o plugin SEOQuaque cria um botão ainda menor no topo do navegador, no lado direito. Contudo, mostra opções de esconder, do próprio Chrome.

Nova versão do SEO Quake

Nós instalamos estes dias o novo SEO Quake no navegador Google Chrome e notamos diferença com a versão antiga, que antes tínhamos no navegador.

Ferramenta online SEOquake

A versão atual mostra uma barra de links no topo do navegador. Nela são mostrados o SEO Quake Page Info, com dados do blog: URL, Título, Palavras-chave, Descrição, Links internos e externos (nofollow). Mostra outros dados úteis, como PageRank e densidade de palavras-chaves. Esses dados podem ser usados na hora de fazer revisão em artigos antigos. Daí, aumentar a navegabilidade inserindo as palavras-chave apresentadas na lista.

Os dois últimos links mostram Links internos nofollow. Aparece uma lista limitada. Mas ajuda o blogueiro a administrar seus links internos e externos.

Mostra ainda um botão no rodapé do navegador, lado direito, conforme a imagem abaixo. Aí você vê a sigla PR PageRank do Google e Geral.

botão seoquake livros infantis joseguimaraes

O lado bom da ferramenta é que sempre que você entra em um site ela aparece mostrando os dados que encontra imediatamente sobre o mesmo. O lado ruim é que ela fica lá em cima. Mas, pode ser retirada com apenas um clique. Basta clicar no botão X que fica ao lado direito.

O botão que fica no rodapé da página também pode ser removido com um só clique.

Conclusão

  • Devemos cultivar a prática de instalar apenas extensões que nos ajudem a encontrar técnicas para divulgar ainda mais nosso trabalho na internet. Isso porque muitas extensões deixam o navegador pesado demais. O SEOQuake, no entanto, é uma extensão muito útil, por oferecer recursos em tempo real. E, pelo que observo, o navegador não fica pesado por causa dele.
  • SEOQuake ajuda você a descobrir informações úteis sobre blogs ou sites. Em verdade, a ferramenta funciona como se fosse uma espiã online. Assim, quando alguém te diz que o blog dele tem PageRanke 5. SEOQuake mostra que o PageRank é 3.

Artigo revisado em 15/08/2014.

José Guimarães e Silva

Livros Infantis de José Guimarães

Receba posts do blog Livros Infantis de José Guimarães por E-em seu endereço de e-mail.

Curta nossa Página de Fãs no Facebook

Siga José Guimarães no Twitter

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Uma ideia sobre “SEOquake Extensão Google Chrome ou Mozilla Firefox

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

CommentLuv badge